GRAMADO: UMA CIDADE ENCANTADORA

    Pórtico  da cidade de Gramado

Do aeroporto de Porto Alegre até Gramado são aproximadamente duas horas de viagem, que pode ser realizada através de transfer, táxi ou carro alugado. A última opção para mim é a melhor, pois o carro lhe dar mais liberdade para explorar cada cantinho da Serra Gaúcha ao seu tempo.

Excursão pode ser divertido, mas não gosto do tempo cronometrado para conhecer os lugares. Pois geralmente necessito de mais tempo do que as demais pessoas para conhecer cada canto, admirar cada detalhe e registrar cada minuto. 

Mas vamos para Gramado, né!? 

A estrada até Gramado é linda, repleta de arvores e um cheirinho de natureza, que lhe remete ao descanso, a paz, a renovação...

A cidade é encantadora!

Lembro de ter ouvido algumas pessoas comentarem que é o pedacinho da Europa no Brasil. Acho que essa comparação se dá ao fato da cidade ser bem organizada e limpa. Também muitos moradores são descendentes italianos, alemães e holandeses.

A beleza dos vales é indescritíveis, o melhor ponto de observação dos vales é na estrada que liga Gramado a Canela e no observatório da Aldeia do Papai Noel.

    Aproveite para respirar fundo e "limpar"os pulmões. rsrs

   
A avenida Borges Medeiros fica no Centro de Gramado. Nesta avenida fica a Matriz São Pedro Apóstolo, a rua coberta, cinema e muitos restaurantes e lojas.

A Matriz São Pedro Apóstolo é uma igreja pequena, mas muito bela. No pátio em frente tem um belo jardim e uma fonte com os doze apóstolos.

          Fachada da Matriz São Pedro Apóstolo

     O interior da Matriz São Pedro Apóstolo

     Cinema de Gramado.

    Rua Coberta de Gramado

     Detalhe da Rua Coberta de Gramado

      As aquecidas cadeiras dos cafés na Rua Coberta


Gramado encanta pelo colorido dos seus jardins, a arquitetura de seus imóveis, a simpatia e hospitalidade de seus moradores, o suave doce dos chocolates, o frio, o bom vinho, o legítimo churrasco e a diversificada culinária.

    Parque das Bandeiras

     As limpas ruas de Gramado.

     A arquitetura de uma pousada.


   
    Arquitetura de uma lanchonete no Centro de Gramado.


    Arquitetura de um café colonial.


Por toda a cidade existem esses relógios com o termômetro, que são um charme.



Na cidade existem essas máquinas para estacionamento. Você escolhe o tempo que vai manter o carro estacionado na rua, coloca as moedas e retira o bilhete, que deve estar exposto no carro para o caso de o fiscal passar. Nem pensem em "burlar"o sistema. Apesar de não ter guardadores de carro, existem fiscais  por todos os cantos, que multam os carros que estão estacionados sem o bilhete.

Para quem optou por alugar um carro, fique atento as faixas de pedestres e pare. As pessoas em Gramado respeitam muito isso e as pessoas nem olham para os lados antes de atravessar, vai logo atravessando e pronto. Outra questão é a velocidade, que fica abaixo de 60km na cidade.


Comentários