SÍMBOLO DE CANOA QUEBRADA

Símbolo de Canoa Quebrada nas falésias.


A lua e a estrela representam o símbolo de Canoa Quebrada.

Existem muitas versões para o significado deste símbolo na antiga vila de pescadores.

Alguns relatam que o símbolo surgiu numa noite de Lua crescente no casamento da Lua com a Estrela D'Alva, e que este fenômeno ocorre no mês de outubro quando os dois astros se encontram.

Outros acreditam que a Lua representa um ventre feminino, que acolhe uma estrela simbolizada pela imagem do homem. Essa configuração concede ao símbolo de Canoa Quebrada a idéia de procriação, amor e fertilidade.


CHICO ELISIÁRIO


É o verdadeiro criador do símbolo de Canoa Quebrada. Ele entalhava a lua e a estrela em cascos de tartaruga para a confecção de anéis e brincos.

Em 1978, a arte de Chico foi esculpida no alto das falésias de Canoa Quebrada por Kakos e Niciano para em seguida se transformar no cartão-postal da antiga vila de pescadores.

Fotografia: Nikon D90, ISO 200, 18 mm, F. 32.0.

Comentários

  1. A versão da Estrela Dalva se posicionando dentro da Lua quarto crescente num determinado e único dia do ano e se o fenômeno acontecer à noite podemos ver esse "casamento" tal qual está desenhado na falésia(os astros se movimentam muito mais rápido do que pensamos), me foi contado por uma caiçara em Canoa Quebrada no ano de 1983, e desde então já vi muitas vezes a Estrela Dalva e a Lua bem próximas de formarem essa configuração.

    ResponderExcluir
  2. Andréa interessante, eu não tinha conhecimento desse encontro da Estrela Dalva com a Lua quarto crescente. Mas vou quero ter a sorte de observar esse "casamento" algum dia. Abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário